Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Redação - 1 de Julho de 2024

Para empresas brasileiras, obter um aporte de capital internacional abre caminho para novas oportunidades de crescimento e expansão. Esse tipo de investimento pode ser o primeiro passo para acessar novas tecnologias, novos mercados (incluindo os internacionais) e mais inovação de maneira geral.

Porém, conseguir esse tipo de aporte exige preparação. É por isso que, neste artigo, exploraremos o que é, quais são as vantagens e como receber aporte de capital internacional. Conheça ainda os diferentes tipos de investidores estrangeiros, os passos essenciais para atrair investimentos internacionais e saiba como garanti-los para o seu negócio!

O que é aporte de capital internacional?

O aporte de capital é um tipo de investimento financeiro feito por investidores em uma empresa para ajudá-la a crescer, expandir as suas operações ou mesmo para superar dificuldades financeiras. Quando falamos em aporte de capital internacional, estamos falando de investimentos vindos de fora do Brasil e que podem trazer várias vantagens adicionais, como acesso a novos mercados, tecnologia de ponta e práticas de gestão avançadas.

Mas o que é aporte de capital internacional exatamente? É a injeção de recursos financeiros de investidores estrangeiros, que podem ser indivíduos, fundos de investimento, empresas multinacionais, dentre outros, em uma empresa brasileira. Esse é um ótimo exemplo para percebermos como funciona a economia global e como ela é muito mais interligada do que se pensa.

Como já mencionamos, o aporte de capital internacional para empresas brasileiras tem vários benefícios. Dentre os principais, podemos citar a possibilidade de investir no negócio com uma moeda mais valorizada que o real, como é o caso do dólar ou do euro, por exemplo. Algumas empresas do Brasil que já receberam investimento internacional são a Netshoes, o GetNinjas e o Peixe Urbano.

Veja como receber aporte de capital internacional

Para receber um aporte de capital internacional, é essencial estar preparado e seguir uma série de passos estratégicos que vão aumentar as chances de sucesso. Esses são alguns passos para estar pronto para solicitar esse tipo de aporte:

Pesquise sobre as fontes de capital internacional

O primeiro passo é entender quem são os possíveis investidores estrangeiros. Existem diferentes tipos de investidores, como investidores-anjo, venture capital e private equity.

O investidor-anjo é, normalmente, uma pessoa física que “aposta” em negócios ainda no estágio inicial. Ele aplica do próprio capital e entra com sua experiência e expertise, oferecendo orientação e abrindo as portas para sua rede de contatos.

O venture capital, por outro lado, é uma boa opção para empresas de pequeno ou médio porte já mais estabelecidas e que buscam investimento para expandir. Já o private equity é ideal para empresas maiores, que já têm uma história e querem ampliar os seus lucros.

Uma boa dica é estar aberto a diferentes tipos de investidores. Cada tipo de investidor pode oferecer vantagens específicas, por isso é importante pesquisar e identificar quais fontes de capital internacional são mais adequadas para o seu tipo de negócio e se manter aberto às diferentes opções.

Prepare um plano de negócios sólido e atrativo

Um plano de negócios bem elaborado é essencial para atrair investidores internacionais. Ele deve conter uma análise detalhada do mercado, a estrutura operacional da empresa, projeções financeiras realistas e, principalmente, mostrar o potencial de crescimento e retorno sobre o investimento.

Sem um plano convincente, suas chances de conseguir um aporte de capital são mínimas. Baseie as informações em dados e construa um documento que seja atrativo para quem vai lê-lo. Investidores estão sempre em busca de empresas que possam proporcionar um bom retorno sobre o investimento.

Portanto, é essencial demonstrar que o seu negócio tem potencial para crescer e gerar lucros significativos. Apresente evidências concretas, como crescimento histórico de receitas, contratos firmados, inovações tecnológicas e qualquer outro fator que mostre que sua empresa é uma boa oportunidade de investimento.

Construa uma rede de contatos internacional

A construção de uma rede de contatos internacional é crucial para aumentar as suas chances de chegar e atrair investidores estrangeiros. Participe de eventos, conferências e feiras de negócios globais, essas oportunidades são ótimas para conhecer investidores e apresentar o seu negócio, além de poder trocar experiências com outros empreendedores e aprender sobre as últimas tendências e práticas do mercado internacional.

Use também plataformas online para se conectar com potenciais investidores e outros empreendedores que já passaram pelo processo de captação de capital internacional. Essas conexões podem abrir portas e facilitar o acesso aos investidores certos para o seu negócio.

Como solicitar aporte de capital internacional

Para entender como pedir aporte de capital internacional, é importante conhecer as particularidades do processo de captação de recursos vindos do exterior. Isso envolve não só a preparação de um plano de negócios atraente, mas também a adaptação às exigências legais e culturais dos investidores estrangeiros.

Esteja preparado para negociar termos e condições

A negociação é uma parte inevitável do processo de obtenção de aporte de capital internacional. Esteja preparado para lidar com os investidores, para discutir e ajustar termos e condições até que ambas as partes estejam satisfeitas. Isso inclui a definição de participações acionárias, direitos de voto, prazos para retorno do investimento e outras condições importantes.

Compreenda as diferenças culturais e regulatórias

Investir em um país estrangeiro envolve lidar com diferenças culturais e regulatórias. Cada país tem as suas próprias regras e normas de negócios e você precisa compreendê-las para evitar problemas futuros. Esteja preparado para adaptar sua abordagem de acordo com as expectativas e práticas dos investidores internacionais e para garantir que o seu negócio está em conformidade com as regulamentações locais.

Em relação ao Brasil, é importante saber que empresas que desejam receber aportes internacionais precisam se registrar no Banco Central (BC) através do Sistema de Registro de Investimento Estrangeiro Direto (RDE-IED). Além disso, também é necessário conseguir uma autorização para os aportes com o BC.

Busque orientação de especialistas em captação de capital internacional

Contar com a orientação de especialistas é um grande diferencial. Profissionais com experiência em captação de capital internacional podem oferecer insights valiosos, ajudar na preparação dos documentos e facilitar a conexão com possíveis investidores. Eles ainda ajudam com as complexidades legais e regulatórias que envolvem os investimentos internacionais tanto no Brasil quanto fora do país.

Conte com a Advanced

Para atrair e garantir um aporte de capital internacional, é essencial seguir uma estratégia bem estruturada, estar bem informado sobre o mercado e contar com a orientação de especialistas. Na Advanced Corretora, temos a expertise necessária para auxiliar sua empresa a conseguir o aporte de capital internacional que precisa para crescer. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar os seus objetivos!

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

Hedge cambial: Você sabe o que é?

O hedge cambial é uma operação que realizamos para proteger os investimentos e as transações comerciais da volatilidade das moedas estrangeiras. Entenda!

Por Redação - 22 de Julho de 2024

Invoice: você sabe o que é isso?

Descubra como emitir corretamente uma Invoice para transações internacionais, essencial para formalizar e registrar compras e vendas globalmente.

Por Redação - 18 de Julho de 2024

Entenda como funciona o Swift e o passo a passo de uma transferência internacional

Entenda aqui o que é SWIFT, como ele funciona e o passo a passo para fazer uma transferência internacional.

Por Adilson Chaves e Weslley Queiroz - 17 de Julho de 2024

Qual a diferença de câmbio turismo e câmbio comercial?

Qual é a diferença entre o câmbio turismo e o câmbio comercial, e por que existem tantas flutuações diárias no mercado de câmbio? Hoje nós vamos entender!

Por Redação - 15 de Julho de 2024

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Você realmente conhece o dólar americano?

Apesar de ser uma moeda de grande circulação e a estrela do mercado financeiro, você saberia reconhecer as diferenças das cédulas de dólar? Confira neste artigo e descubra!

Por Redação - 10 de Julho de 2023

Contrato de câmbio, DI e DUE, Swift e DARF: qual a função de cada um?

Confira neste artigo e saiba tudo sobre o contrato de câmbio e demais documentos essenciais para as operações cambiais!

Por Redação - 26 de Junho de 2023

Intercâmbio nos EUA: saiba como fazer a comprovação financeira

Quer saber tudo sobre comprovação financeira? Confira este artigo e saiba como a Advanced pode te ajudar a garantir uma experiência de intercâmbio bem-sucedida nos EUA.

Por Redação - 29 de Maio de 2023