Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Aretha Lima - 4 de Outubro de 2021

Quando pensamos em intercâmbio logo vem à cabeça a imagem de alguém muito jovem fazendo sua primeira viagem para o exterior completamente sozinho. De fato, a maior parte dos intercambistas são adolescentes, mas eis um mito a ser esclarecido: intercâmbio é para todas as idades.

Quer saber mais sobre como planejar um intercâmbio? Confira nossas dicas:

Dica 1 - Busque informação

A lista de países que são boas alternativas para intercâmbio é enorme, por isso, é preciso escolher bem o lugar que pretende ficar. Além disso, se você não sabe ao certo como funciona um programa de intercâmbio, procure por feiras e eventos do setor, como por exemplo o Salão do Estudante e a EduExpo. Esses eventos reúnem diversas empresas do setor e escolas de vários países, e são uma excelente oportunidade de conhecer um pouco de cada lugar e tirar todas as dúvidas.

Dica 2 – Escolha o país e defina a duração do curso

Na hora de escolher o país lembre-se que um intercâmbio é uma imersão em outra cultura e se o seu critério for optar por um país com muitos brasileiros, a chance de você aprender de fato outro idioma é bem pequena. Mesmo que isso traga algum conforto desapegue-se dessa ideia. Leve em consideração a cultura do país, custo e estilo de vida, os lugares que poderá visitar e o clima, se você não aguenta frio não vá para um país com neve em que vai querer ficar debaixo das cobertas, você vai perder toda a diversão.

A duração do curso também é algo importante. Quanto tempo você tem para se dedicar a esta viagem de imersão? Há intercâmbios que duram meses, assim como há pessoas que viajam apenas por 2 semanas. Tudo depende da sua disponibilidade e do quanto consegue investir.

Dica 3 – Escolha a agência de intercâmbio

Se você visitar alguma das feiras de intercâmbio terá acesso a diversas agências, mas também é possível encontrar boas empresas na internet. Selecione algumas e faça um comparativo dos valores, escolas e a cobertura que oferecem, assim poderá escolher a de melhor custo-benefício. Faça uma pesquisa sobre as agências, escolas e procure depoimentos de pessoas que já tenham feito intercâmbio com elas, busque o máximo de referências.

Dica 4 - Escolha o programa de intercâmbio

Atualmente existem vários tipos de programas de intercâmbio. O mais tradicional é aquele que o estudante fica em uma casa de família e apenas estuda. Mas algumas agências oferecem programas com possibilidade de trabalho, o que é excelente para quem pretende ficar muitos meses ou até mesmo anos, fora. Também é possível ficar em apartamentos individuais (uma opção um pouco mais cara) e hostels (a opção mais econômica).

Dica 5 – Planejamento financeiro


Assim como toda viagem, um intercâmbio requer planejamento, ainda mais por ser uma viagem de longo período. Pague tudo o que puder antes da viagem e aos poucos vá comprando a moeda do país para conseguir uma boa taxa média de conversão.

Uma dica de ouro é utilizar o cartão internacional pré-pago multimoedas Advanced Money Visa. Mês a mês você pode fazer recargas no cartão até a data da viagem, além disso é um meio de pagamento seguro e prático. Outra vantagem, se durante a viagem acabar o saldo do cartão é possível recarregá-lo de onde estiver entrando em contato com a Advanced.

Dica 6 – Passagens e documentos


• Passaporte e visto: verifique a necessidade do visto na embaixada do país de destino e a validade do seu passaporte. Se precisar de instruções para tirar um novo, clique aqui.

• Passagens: assim como a compra da moeda, a passagem aérea requer antecedência. A partir do momento que fechar seu intercâmbio, comece a monitorar os preços até conseguir um bom valor. A agência de intercâmbio também pode te ajudar nesse ponto.

• Seguro viagem: em hipótese alguma vá viajar sem um seguro viagem. Lembre-se que você passará um bom tempo em outro país e estará mais suscetível a imprevistos médicos e hospitalares.

• Transfer e acomodação: antes de viajar pesquise a região onde ficará hospedado, transporte público, rotas aos seus principais destinos e os valores de cada um. É comum que as agências providenciem o transfer do estudante até sua acomodação, por isso ao desembarcar tenha em mãos essas informações.

Dica 7 – Roteiro


E nem só de estudos se faz um intercâmbio. Para aproveitar bem uma viagem e conhecer, de fato, a cultura do país, faça muitos passeios, conheça lugares diferentes e fale muito. Prepare roteiros dos lugares que quer conhecer, isso otimizará muito o seu tempo e dinheiro.

Dica 8 - Malas


Aqui vale a máxima menos é mais. Mesmo que você vá passar um bom tempo fora, lembre-se do limite de bagagem e, que quando voltar, vai trazer muita coisa de lá. Então leve apenas o necessário.

Baixe nosso checklist de viagem!


Com tudo isso bem planejado seu intercâmbio será inesquecível. É um momento único e que contribuirá muito para o seu crescimento, por isso aproveite cada segundo.

Quer conhecer todas as soluções em câmbio para viver este momento? 

Solicite o contato da nossa equipe

Deixe seu comentários

Posts Relacionados

Melhores destinos para intercâmbio

O intercâmbio oferece mudanças que vão além de aprender uma nova língua para o currículo.

Por Larissa Brito - 18 de Outubro de 2021

O que visitar em Orlando, Miami e Fort Lauderdale

Não dá pra pensar em viagem para os Estados Unidos sem pensar em Orlando e, no combo, um pulinho em Miami.

Por Aretha Lima - 13 de Outubro de 2021

8 dicas para planejar viagem internacional

Uma das coisas mais prazerosas da vida é planejar uma viagem internacional. Você escolhe um destino e um novo mundo começa a se mostrar.

Por Aretha Lima - 27 de Setembro de 2021

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Como fechar contratos de câmbio de maneira simples e rápida?

Fechar contratos de câmbio pode ser feito rapidamente e sem a burocracia comum aos processos dos bancos. Quer saber como? Leia o nosso artigo!

Por Aretha Lima - 30 de Julho de 2020

Afinal, o que vale mais a pena: corretora de câmbio ou banco?

Uma das grandes dúvidas ao comprar moedas estrangeiras é se vale mais a pena corretora de câmbio ou banco tradicional. Em nosso post explicamos o melhor!

Por Fabiana Fernandes - 28 de Julho de 2020

Ricardo Cardoso, CEO da Advanced, é destaque na Isto É Dinheiro

Na entrevista ele conta sobre a atuação da corretora no mercado de câmbio e os objetivos futuros.

Por Cláudio Gradilone e Anna França - 7 de Maio de 2021