Quer começar a operar no comércio internacional ou até mesmo aperfeiçoar seu negócio? Então, descubra aqui tudo sobre os Incoterms. A sigla significa, em português, Termos Internacionais de Comércio.
Os Incoterms objetivam a clareza e homogeneidade nos processos de compra e venda de produtos internacionais. Eles estabelecem algumas normas e responsabilidades para exportadores e importadores.
Hoje entenderemos melhor o que são os Incoterms, quais as principais categorias e como escolher o Incoterm certo para o seu negócio. Vale lembrar que a utilização dele não é obrigatória, mas é interessante, pois pode ser muito vantajoso.
Categorias dos Incoterms
Na versão atualizada dos Incoterms, de 2020, há 11 termos listados que definem as responsabilidades de cada parte na relação comercial.
Eles são divididos em 4 grupos: os de categoria E (Partida); F (Transporte Principal Não Pago); C (Transporte Principal Pago); e D (Chegada).
A seguir, dividimos os termos entre qualquer modalidade de transporte e transportes marítimos para ficar de maneira mais clara. Vamos conhecê-los?
Incoterms para qualquer modalidade de transporte:
- EXW (Ex Works): o exportador deixa de responder pela carga no momento da entrega, em local acordado com o importador. Depois, o exportador fica responsável apenas por prestar assistência se for solicitado algum documento necessário ao despacho da mercadoria.
- FCA (Free Carrier): além de entregar a mercadoria no local combinado com o comprador, o vendedor também se responsabiliza por fazer o carregamento do veículo que transportará a carga até seu destino.
- CPT (Carriage Paid To): os custos de transporte da mercadoria até o local escolhido pelo importador ficam por conta do exportador. O importador arca com os custos do seguro.
- CIP (Carriage and Insurance Paid To): assim como no CPT, todo o trâmite do transporte fica a cargo do exportador, porém, aqui, o custo do seguro está incluso.
- DAP (Delivered at Place): o exportador coloca a carga à disposição do importador, no local acordado, mas não realiza o desembarque.
- DPU (Delivered at Place Unloaded): o exportador é o responsável pela mercadoria até que ela seja descarregada em um local previamente estabelecido pelas partes envolvidas.
- DDP (Delivered Duty Paid): o vendedor assume todas as responsabilidades e riscos relacionados ao transporte da mercadoria até o local de destino acordado. Contudo, a contratação do seguro não é obrigatória.
Incoterms para transporte marítimo e vias navegáveis interiores:
- FAS (Free Alongside Ship): o vendedor finaliza sua participação no processo quando coloca a mercadoria ao lado do navio transportador, no cais ou em embarcações para carregamento.
- FOB (Free on Board): o vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue a bordo do navio no porto de embarque, ambos indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado.
- CFR (Cost and Freight): o exportador se responsabiliza e arca com os custos do transporte da mercadoria até um ponto escolhido pelo importador.
- CIF (Cost, Insurance, and Freight): o vendedor arca com todos os custos e obrigações previstos no CFR, porém com o adicional do seguro internacional.
Aplicação dos Incoterms
No contexto do comércio exterior ocorrem inúmeras situações, riscos e responsabilidades. A partir da aplicação dos Incoterms, é possível que se faça uma melhor gestão e monitoramento, além de garantir segurança em suas transações.
As principais aplicações dos Incoterms, assim como mostramos nas categorias, dizem respeito aos processos de transporte, pagamento de taxas e frete, garantia de seguro, entre outros.
É muito importante entender as diferenças de cada um e como esse conjunto de direitos e deveres podem ajudar a estreitar relações comerciais internacionais e evitar prejuízos.
Como escolher o Incoterm adequado
Na Advanced, você consegue acessar muitos conteúdos para saber tudo sobre compra e venda no comércio exterior. Mas e agora, depois de entender o que são os Incoterms e suas principais categorias, como escolher o Incoterm certo para o seu negócio?
Primeiramente, você precisa ter bem definido qual o seu tipo de mercado, além de avaliar questões como:
- Definir qual a capacidade exportadora do seu negócio;
- Considerar todos os custos de transporte, como taxas e impostos;
- Entender quais as principais necessidades;
- Avaliar a empresa com a qual você pretende negociar.
Em resumo, conheça as oportunidades de aplicação dos Incoterms, as principais categorias e faça uma avaliação cuidadosa para acertar na escolha e, assim, beneficiar seu negócio.
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