Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Redação - 29 de Maio de 2023

Realizar um intercâmbio nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros que buscam novas experiências e oportunidades de aprendizado, imersão em uma nova cultura e desenvolvimento pessoal.

No entanto, para que o desejo se concretize, é necessário cumprir uma série de requisitos legais para a obtenção do visto, incluindo a comprovação financeira. As exigências burocráticas têm propósitos diversos e, neste caso, o objetivo é garantir que o intercambista tenha condições financeiras suficientes para custear seus estudos e despesas pessoais durante o período de estadia no país.

Confira este artigo e saiba como a Advanced pode te ajudar no processo de comprovação financeira!


O que esperar de um intercâmbio nos Estados Unidos?


Os Estados Unidos certamente estão entre os destinos mais procurados por intercambistas de todo o mundo. Com grande diversidade cultural e geográfica, o país possibilita inúmeras experiências e descobertas em termos de costumes, tradições, paisagens e pessoas.

Seja em grandes metrópoles como Nova York, Los Angeles ou Chicago, ou em cidades menores, como Olympia e St. Augustine, cada lugar tem sua própria identidade e atrativos únicos, que tornam o intercâmbio nos EUA uma escolha profícua.

O sistema educacional norte-americano é um dos grandes diferenciais, sendo reconhecido internacionalmente por sua excelência acadêmica. E, em termos de atividades e programas, há muitas opções disponíveis para estudantes estrangeiros, como intercâmbio cultural, estágios em empresas, High School, graduação, pós-graduação, work & travel, voluntariado em comunidades locais, entre outros.

Todavia, para aproveitar todas essas oportunidades, é indispensável a obtenção do visto de estudante (F-1) ou do visto de intercâmbio (J-1), bem como ser aceito em uma instituição de ensino ou programa de intercâmbio credenciado nos Estados Unidos. Para cada visto existem requisitos específicos, como comprovação financeira, seguro-saúde, comprovante de proficiência em inglês, e outros documentos cabíveis.

O que é e como fazer a comprovação financeira?

Conforme mencionamos no tópico anterior, para a obtenção do visto norte-americano o requerente precisa comprovar que tem condições financeiras para arcar com os custos do programa de intercâmbio nos Estados Unidos, o que abrange as despesas com alojamento, alimentação, transporte, seguro-saúde, material escolar, e demais gastos pertinentes.

Alguns dos documentos que podem ser solicitados para a comprovação financeira incluem:

  • extratos bancários recentes que mostrem saldos e movimentações financeiras;
  • declaração de Imposto de Renda do último ano;
  • carta de um empregador confirmando o salário e o tempo de trabalho;
  • comprovantes de rendimentos de aluguel, investimentos ou outras fontes de renda;
  • comprovante de bolsa de estudos, se for o caso.

Também é imprescindível demonstrar que o intercambista tem vínculos com o Brasil – como emprego estável, imóveis, familiares, entre outros – para provar que tem intenção de retornar ao país após o período de estudos ou intercâmbio.

A comprovação da renda mínima pode variar dependendo do programa e da instituição de ensino escolhida, e é geralmente calculada com base no custo de vida médio na região onde o intercambista ficará alocado.

Portanto, para fazer a comprovação financeira corretamente, é indispensável consultar as instruções específicas do programa de intercâmbio escolhido, sendo também recomendável entrar em contato com a embaixada ou consulado norte-americano no Brasil para obter informações atualizadas sobre os requisitos e documentação necessária para a obtenção do visto.

É importante observar que a exigência de comprovação financeira é uma medida de segurança adotada pelas autoridades norte-americanas para evitar que os estudantes sejam forçados a trabalhar ilegalmente ou a depender de assistência pública nos Estados Unidos.

Como a Advanced pode me ajudar?

A Advanced dispõe de serviços específicos para te ajudar a garantir uma experiência de intercâmbio bem-sucedida nos EUA. E, quando o assunto é comprovação financeira, nós somos especialistas.

Assim como os Estados Unidos, muitos países exigem que os intercambistas comprovem possuir um valor na moeda local. Mesmo em países que permitem o intercambista trabalhar durante o período do curso, como a Irlanda e a Austrália, essa quantia se faz necessária e deve ser suficiente para todo o tempo de estadia

A comprovação financeira pode ser feita em espécie; com uma conta-corrente no exterior; ou com um cartão de viagens pré-pago, como o Advanced Money.

Para viagens de longa duração, a melhor opção certamente é o cartão pré-pago Advanced Money, pois permite recargas em moeda estrangeira e funciona como um cartão de débito.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o cartão Advanced Money e outras soluções que vão transformar seu intercâmbio em realidade!

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

Qual a diferença de câmbio turismo e câmbio comercial?

Qual é a diferença entre o câmbio turismo e o câmbio comercial, e por que existem tantas flutuações diárias no mercado de câmbio? Hoje nós vamos entender!

Por Redação - 15 de Julho de 2024

O que é taxa de câmbio fixa e como ela funciona

Saiba o que é taxa de câmbio fixa, descubra como ela funciona e quais são as suas vantagens e desafios!

Por Redação - 10 de Julho de 2024

Facilite suas viagens com o delivery de moedas estrangeiras em espécie

Economize tempo e garanta segurança com o delivery de moedas estrangeiras. Saiba como pedir e aproveite o frete grátis* da Advanced Corretora!

Por Redação - 26 de Junho de 2024

Coroa Norueguesa: guia prático de onde e como comprar

Saiba como comprar coroa norueguesa no Brasil, como garantir a melhor taxa de câmbio e por que usar cartões de crédito e débito internacionais.

Por Redação - 12 de Junho de 2024

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Você realmente conhece o dólar americano?

Apesar de ser uma moeda de grande circulação e a estrela do mercado financeiro, você saberia reconhecer as diferenças das cédulas de dólar? Confira neste artigo e descubra!

Por Redação - 10 de Julho de 2023

Contrato de câmbio, DI e DUE, Swift e DARF: qual a função de cada um?

Confira neste artigo e saiba tudo sobre o contrato de câmbio e demais documentos essenciais para as operações cambiais!

Por Redação - 26 de Junho de 2023