Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Redação - 29 de Janeiro de 2024

Você sabe o que é Invoice? Este é um documento de extrema importância nas transações comerciais internacionais, mas frequentemente desconhecido por muitos empreendedores e até mesmo por profissionais da contabilidade.

Também nomeado de Invoice Internacional, Proforma Invoice ou Commercial Invoice, o documento é essencial para formalizar transações, pagamentos internacionais e os trâmites na importação e exportação de bens e serviços.

Mas, afinal, o que torna a Invoice indispensável? Ela é um dos elementos fundamentais na lista de documentações necessárias para manter um negócio dentro da legalidade, especialmente para empresas e profissionais que atuam com vendas ou prestação de serviços para clientes no exterior.

A emissão da Invoice é obrigatória em diversas operações comerciais, estabelecendo uma base documental sólida para transações internacionais.

Quer saber mais e entender definitivamente o que é Invoice? Confira este artigo!

O que é Invoice?

A Invoice, ou fatura em tradução literal, é um documento essencial para transações comerciais internacionais entre empresas de diferentes países. Enquanto no Brasil chamamos de nota fiscal, no contexto internacional, o termo Invoice é empregado para formalizar as transações entre empresas em âmbito global. Funciona como um instrumento legal que registra e oficializa as compras e vendas internacionais, tanto de produtos quanto de serviços.

Como funciona esse documento?

A Invoice é um documento comercial que deve ser emitido pelo vendedor ou prestador de serviço para formalizar a transação comercial realizada, detalhando informações como a descrição do produto ou serviço, quantidade, preço, termos de pagamento e outras condições pertinentes à transação. Na prática, ao exportar, a empresa nacional emite a Invoice para que o importador estrangeiro compreenda a quantia e as condições a serem seguidas. Por sua vez, ao importar, a empresa nacional recebe a Invoice com detalhes de pagamento e obrigações ante o exportador estrangeiro.

Quais as informações necessárias?

As informações contidas na Invoice incluem dados cadastrais das empresas envolvidas (exportador, importador e prestador de serviços, se aplicável), descrição detalhada dos produtos e/ou serviços, quantidade, valores, moeda, datas de emissão, termos de comércio exterior (International Commercial Terms - Incoterms), condições de pagamento e assinatura do emissor. Estas informações são redigidas, geralmente, no idioma do país do importador, sendo frequentemente em inglês.

Como emitir a Invoice?

A responsabilidade pela emissão da Invoice recai sobre quem vende o produto ou presta o serviço, servindo como comprovante da transação comercial. É essencial que esse documento seja preenchido corretamente, de acordo com as legislações vigentes e os requisitos fiscais, para garantir a legalidade da operação. Vale ressaltar que a emissão da Invoice é obrigatória em transações que superam US$ 50 mil, mas, mesmo em operações abaixo desse valor, é recomendável pela utilidade em comprovar a venda em casos de questionamento futuro pela fiscalização.

Como pagar a Invoice?

O pagamento da Invoice é realizado por transferência internacional, por meio de instituições autorizadas a operar câmbio, como a Advanced Corretora de Câmbio. Essa transação financeira requer atenção à taxa de câmbio vigente e pode envolver custos de transação. É essencial que as partes envolvidas estejam cientes das cargas tributárias em seus países, incluindo registros necessários como o Siscoserv, obrigatório para exportadores e importadores brasileiros.

Conte com a expertise da Advanced para te auxiliar com a Invoice! Para garantir a correta emissão e compreensão da Invoice, é fundamental contar com o suporte de especialistas. Na Advanced, estamos prontos para auxiliar e oferecer orientação sobre todos os aspectos relacionados à emissão, preenchimento e gestão desse documento tão importante para as transações comerciais internacionais.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

Saiba o melhor momento de comprar a moeda da sua viagem

Confira algumas dicas para comprar moeda estrangeira antes de sua viagem, possibilitando um planejamento financeiro mais eficaz.

Por Redação - 15 de Fevereiro de 2024

Como comprar dólar com segurança e agilidade?

Descubra como adquirir dólar com segurança e rapidez. Dicas essenciais para uma transação tranquila. Confira este artigo.

Por Redação - 8 de Fevereiro de 2024

Lei 14.754: tudo o que já sabemos sobre a nova tributação para fundos de investimentos e offshores

Desvende as alterações na tributação de investimentos no exterior com a Lei 14.754. Confira nosso artigo para entender as mudanças financeiras.

Por Redação - 7 de Fevereiro de 2024

O que é IBAN?

Entenda os detalhes e diferenças entre IBAN e SWIFT, otimizando suas transações internacionais. Confira este artigo para mais informações.

Por Redação - 5 de Fevereiro de 2024

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Você realmente conhece o dólar americano?

Apesar de ser uma moeda de grande circulação e a estrela do mercado financeiro, você saberia reconhecer as diferenças das cédulas de dólar? Confira neste artigo e descubra!

Por Redação - 10 de Julho de 2023

Contrato de câmbio, DI e DUE, Swift e DARF: qual a função de cada um?

Confira neste artigo e saiba tudo sobre o contrato de câmbio e demais documentos essenciais para as operações cambiais!

Por Redação - 26 de Junho de 2023

Minhas importações: saiba como rastrear encomendas internacionais

Neste artigo trazemos informações úteis e algumas dicas para você rastrear suas importações. Confira!

Por Redação - 24 de Maio de 2023