Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Eduarda Tavares - 18 de Julho de 2022

Você sabe o que é nômade digital?

Os nômades digitais são profissionais que trabalham remotamente e podem escolher em qual lugar do mundo vão fazer isso. Desde que tenham uma boa conexão com a internet, eles não precisam estar no exercício presencial das suas funções.

A modalidade tem se popularizado muito nos últimos anos sendo incentivado por algumas empresas, que passaram a ver a possibilidade de trabalho remoto desses profissionais uma oportunidade para se manterem no mercado.


Quer ser um nômade digital? A lista é bem simples!

Você vai precisar do seu notebook ou celular. Para as áreas de comunicação, como criadores de conteúdo ou redatores, essa categoria de aparelho já é adaptada a esse modelo de emprego. Caso sua área utilize ferramentas ligadas a esse universo, você já está a um passo de ser um nômade.

Mas, para esses equipamentos desempenharem bem o que foram projetados, é preciso uma boa qualidade de internet, certo? No Brasil, contamos com operadoras que oferecem diversos pacotes de internet, e alguns deles disponibilizam até mesmo outros benefícios, como televisão e telefone.

Caso seu destino de nômade digital não seja dentro do seu país de origem, você precisará pesquisar na localidade um serviço que te atenda bem nesse quesito. Sem internet não será possível exercer suas funções diárias e ficar sem conexão pode não ser uma boa ideia na hora de enviar um projeto importante para o seu contratante.

Outro item indispensável é um passaporte. Seguindo a perspectiva de um viajante, para sair do país e seguir para alguns lugares do mundo é preciso ter o visto aprovado e em dia. O passaporte é um documento importante para se conseguir viajar tranquilamente e assim manter esse estilo de vida nada comum.

Desde que passamos a conviver com o vírus da covid-19, certos países passaram também a pedir, além do passaporte e visto, o comprovante de vacinação. E nesse caso, pode ser necessário apresentar de outras vacinações como febre-amarela, tétano e antirrábica. A lista varia conforme o país e você pode consultar nos sites da Anvisa e OMS.


Vantagens e desvantagens de ser um nômade digital

O ‘check list’ já está pronto? Então vamos ressaltar alguns pontos positivos e negativos de embarcar nessa nova aventura profissional.

Não pense que o nomadismo digital é para todos os profissionais que trabalham remotamente. A vida não convencional, com viagens, flexibilidade nos horários e, principalmente, financeiramente, pode não se encaixar em certos perfis.

Freelancers já estão normalmente acostumados com a vida remota e a incerteza financeira que algumas vezes pode surgir. Pois, nem todo contrato firmado é permanente, imprevistos podem acontecer e você ficar sem uma renda fixa.

Para isso, é preciso muita organização financeira. Às vezes, até mesmo ter uma reserva que garanta todos os seus gastos por alguns meses enquanto não é contratado para novos serviços.


Custos envolvidos

Falando nisso, o orçamento dessa nova vida precisa ser bem estudado e minuciosamente preparado. Aqui vai uma nova lista de alguns custos que você poderá ter caso se torne um nômade:

— Passagens: Isso depende da decisão do local e da data em que desejar viajar. Com isso, poderá aproveitar descontos, conferindo em algumas companhias aéreas a diferença de valores que cada uma oferece.

— Hospedagem: Aqui pode ser incluído o valor de um hotel, e você deve considerar os dias e a qualidade do local. Por exemplo, se vai querer um cinco estrelas ou um hostel mais simples. Nesse ponto a locação deve ser de sua preferência.

— Alimentação: Não se esqueça de somar os custos da alimentação, caso o pacote de hospedagem não inclua esse tópico. Você não vai querer ficar sem comer, não é? E se assim decidir pedir um lanche de final de semana ou uma comidinha caseira de aplicativo, são um dos custos extras que devem ser considerados nesse momento.

— Emergências: Podem acontecer, como podem não acontecer. Mas é sempre bom estar preparado! Por isso, mantenha uma reserva de emergência.

Ressaltamos que todos esses custos podem variar conforme o local que decidir fazer estadia do seu novo modelo de vida. Em alguns países o custo de vida pode ser mais elevado do que em outros.

Seja organizado também nos horários e na forma que deseja trabalhar. Projetos e contratos podem se acumular facilmente se não houver disciplina. Não pense que o nômade digital é simplesmente uma forma de viajar o mundo e apreciar a vida, também é preciso muito trabalho e concentração na hora de exercer sua função.

Ainda assim, você poderá conhecer novos lugares e novas culturas. Além do horário comercial, poderá aproveitar locais como praia, se o seu destino for litorâneo e até mesmo a culinária típica com restaurantes da cidade.

Essa nova modalidade contratual levou, inclusive, alguns países como: Tailândia, Indonésia, Portugal, Hungria e até mesmo o Brasil abrirem as fronteiras para que os profissionais nômades trabalhem nessas localidades.


Vamos conhecer um pouco de cada um?

shutterstock_227981773
Chiang Mai — Tailândia

Chiang Mai é conhecida como a capital dos nômades digitais com características de uma cidadezinha de interior. Localizada no norte da Tailândia, fica longe das famosas praias e mais próxima das montanhas. Lá, é possível se hospedar sem nenhuma reserva e ainda encontrar locação para estadia por menos de US$ 100 mensais. A internet é famosa por ser bem veloz e os restaurantes de comida tailandesa são de valores bem baratos.

Porém, com a frequência de nômades na região a cidade fica um pouco saturada desse perfil. E por ser considerada uma cidade de interior há poucas atividades de lazer e vida noturna, por exemplo. Outro ponto negativo, é a qualidade do ar, que pode ficar bastante deteriorada devido às queimadas, tornando Chiang Mai temporariamente a “cidade mais poluída do mundo”.


shutterstock_725111986
Bali — Indonésia

A famosa Bali, na Indonésia, é um dos destinos mais desejados e estão atraindo cada vez mais visitantes. Conhecida como a Ilha dos Deuses, Bali conquista uma legião de admiradores como surfistas, massagistas e pessoas procurando por tratamentos espirituais.

Lá, você pode encontrar escritórios compartilhados, ambientes bem decorados, com vistas privilegiadas para o mar, campos de arroz e até piscinas infinitas. A ilha, mesmo sendo a mais famosa da Indonésia, não tem as melhores conexões com a internet, mas com o tempo pode facilitar esse ponto para os que trabalham remotamente.

Bares, praia e happy hour são bem conhecidos e podem ser a atração noturna para aproveitar bem a região ou uma bela distração da rotina. Entrando nos pontos negativos, a cidade conta com um clima quente, alta umidade que podem matar sua produtividade e a falta de calçadas pode impossibilitar a mobilidade a pé.


shutterstock_1165549756
Lisboa — Portugal

Com certeza você já ouviu falar de Lisboa. É um dos destinos favoritos de muitos brasileiros e cada vez mais bem vistos aos olhos do mundo. Portugal reúne uma boa gastronomia e vistas espetaculares do mar onde quer que se vá, o que pode ser a distração de um dia cansativo da vista da sua janela.

A cidade de Lisboa é perfeita quando se trata de balancear trabalho e descanso, com um bom acompanhamento, por exemplo, o famoso pastel de nata e o vinho do Porto. Mas, nos últimos tempos, pela alta procura nessa região, os aluguéis estão ficando cada vez mais caros e a cidade cheia de turistas.


shutterstock_562412311
Budapeste — Hungria

Budapeste é um bom destino atrativo para quem deseja conhecer a Europa nas horas vagas, por ser famosa pela facilidade de locomoção é possível visitar outros destinos europeus por trens e companhias aéreas de baixo custo. Mesmo sendo uma cidade tranquila, com bastante cafeterias e pontos de Wi-Fi espalhados em parques e áreas da região, também conta com uma vida noturna agitada típica de uma metrópole.


shutterstock_1965608728Florianópolis — Brasil

Florianópolis é dividida em duas: norte e sul. Ao norte, paisagens urbanas, baladas e noites agitadas enquanto no sul, sossego e calmaria. Decisão difícil para o nômade que irá escolher entre uma ou outra característica.

Vale ressaltar, que fora da alta temporada “Floripa” fica bem mais vazia e barata, podendo ser uma nova experiência no meio da natureza que propiciará a criação de hábitos mais saudáveis, organização pessoal e uma rotina diferente sem sair do país.


Decidiu seu destino e já está fazendo as malas? A Advanced agora te ajuda na operação de câmbio e você ainda pode contar com um de nossos especialistas para te ajudar nesse processo!

Optando pela moeda em espécie, você precisará de um planejamento para ir comprando aos poucos e ainda conseguir uma boa taxa na conversão. Na Advanced você também tem a opção do cartão internacional pré-pago multimoedas o “Advanced Money Visa”, que pode ser recarregado de onde estiver apenas entrando em contato conosco.

Solicite um contato da nossa equipe comercial

Deixe seu comentários

Posts Relacionados

Intercâmbio: Saiba qual modelo é ideal para você!

O intercâmbio é um momento único para se viver novas experiências, seja ele para estudar, trabalhar ou apenas viajar para outros destinos.

Por Eduarda Tavares - 8 de Agosto de 2022

5 motivos para você conhecer a Irlanda, a ilha esmeralda

A Irlanda pode não ser um país comum para viagens de turismo, mas nesse artigo vamos te dar 5 motivos para você incluí-lo na sua rota de viagem!

Por Larissa Brito - 13 de Dezembro de 2021

As melhores 5 atrações para o Natal em NY

Dos bairros ricos até os bairros mais populares da região

Por Marcos Souza - 22 de Novembro de 2021

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Melhores destinos para intercâmbio

O intercâmbio oferece mudanças que vão além de aprender uma nova língua para o currículo.

Por Larissa Brito - 18 de Outubro de 2021

Você realmente conhece o dólar americano?

No mercado financeiro ele é o mais procurado. Faz as corretoras pirarem quando sobe e quando desce.

Por Aretha Lima - 20 de Setembro de 2021

8 dicas para planejar viagem internacional

Uma das coisas mais prazerosas da vida é planejar uma viagem internacional. Você escolhe um destino e um novo mundo começa a se mostrar.

Por Aretha Lima - 27 de Setembro de 2021