Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Adilson Chaves - 14 de Março de 2022

No último dia 02 de março a União Europeia decidiu por bloquear os principais bancos russos do acesso ao Sistema SWIFT. Esta notícia inundou as redes de comunicação, e gerou grande procura sobre o significado deste “SWIFT” e o impacto desta decisão.

Mas, afinal, o que é o SWIFT?
O acrônimo SWIFT é traduzido como “Serviço de Telecomunicações Financeiras Interbancárias”, e na prática é um corredor internacional de operações bancárias. Este sistema de “mensageria financeira” foi criado em 1973, é sediado em Bruxelas - Bélgica, e conecta cerca de 11 mil bancos entre mais de 200 países.

Qual o impacto desse bloqueio para a economia russa?
Tal bloqueio se deu como forma de sanção à invasão da Rússia na Ucrânia, e tem um efeito incomensurável para a economia russa e internacional, pois inviabiliza que empresas e cidadãos russos realizem operações de pagamento ou recebimento de valores com a grande maioria dos países. Este “pequeno ato” estrangula praticamente toda a capacidade de circulação financeira internacional do país, inclusive, e especialmente, do próprio governo russo.

É fato que o SWIFT não é um único sistema de internacional de comunicação interbancária, mas certamente o mais importante e utilizado no mundo, o que fica expresso pelo volume médio diário de operações em 2021 na casa de 42 milhões de operações, especialmente por sua eficácia e segurança.

Não é a primeira ocorrência deste tipo de sanção, pois alguns bancos iranianos foram retirados do sistema uma década atrás. 

Como a exclusão da Rússia do sistema SWIFT afeta a economia brasileira?
No que nos tange, aqui no Brasil, a repercussão deste ato gera efeito visceral, seja pela influência no frágil equilíbrio do real ante as principais moedas internacionais, e mais especialmente pelo gargalo no fluxo das operações cambiais. Há registros de que o Brasil transaciona cerca de USD 5 bilhões anualmente com a Rússia, que neste momento praticamente se congelam. Se não há como pagar ou receber, não se compra ou vende mercadorias e serviços. O que reverbera disso é inimaginável para nossa economia e cotidiano. Agronegócios, combustíveis, e outros segmentos estão na prateleira de risco para nós, brasileiros.

Como minimizar os danos desse bloqueio nas operações de câmbio?
A Advanced Corretora tem acompanhado este processo desde o primeiro momento, estudando e medindo os efeitos para os nossos clientes. Estamos ofertando todo o suporte para clientes e parceiros, orientando através do nosso Consultor Econômico e Operadores da Mesa de Câmbio, além de acompanhar minuto a minuto as mudanças de rota que o cenário político-econômico provoca. Diariamente em nossos boletins, nosso Consultor Econômico, Guacyro Filho, revisita e atualiza o assunto, nos trazendo um prisma simples e seguro.

Rogamos pelo fim desta guerra que dizima vidas, destrói economias, e avassala a felicidade e esperança de milhões de ucranianos.

Enquanto isso, fazemos o nosso melhor, cuidando de nossos clientes, como a maior e melhor corretora de câmbio do Brasil.

Deixe seu comentários

Posts Relacionados

Advanced Corretora, onde o câmbio não é a mesma coisa!

Descubra mais sobre a nova campanha da Advanced Corretora de Câmbio e fique por dentro das novidades.

Por Aretha Lima - 6 de Maio de 2022

Copa do mundo 2022 no Catar: seu cronograma completo para o evento

A contagem regressiva já começou. Faltam poucos meses para um dos maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo FIFA, que em 2022 vai estar um...

Por Aretha Lima - 4 de Abril de 2022

Por que a Advanced é a melhor opção para câmbio comercial?

Conte com nossos especialistas para ajudar sua empresa nas remessas internacionais, por meio do serviço de câmbio comercial.

Por Aretha Lima - 27 de Dezembro de 2021

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Melhores destinos para intercâmbio

O intercâmbio oferece mudanças que vão além de aprender uma nova língua para o currículo.

Por Larissa Brito - 18 de Outubro de 2021

Você realmente conhece o dólar americano?

No mercado financeiro ele é o mais procurado. Faz as corretoras pirarem quando sobe e quando desce.

Por Aretha Lima - 20 de Setembro de 2021

8 dicas para planejar viagem internacional

Uma das coisas mais prazerosas da vida é planejar uma viagem internacional. Você escolhe um destino e um novo mundo começa a se mostrar.

Por Aretha Lima - 27 de Setembro de 2021