Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Redação - 18 de Setembro de 2023

Território rico em recursos naturais e conhecido pela exuberância esculpida pela natureza, o extremo da América do Sul exerce inegável fascínio sobre os viajantes.

Atraídos pela promessa de beleza excepcional, exploradores e aventureiros encontram na Patagônia o lugar perfeito para saciar a sede de descoberta. De cenários espetaculares a uma fauna e flora únicas, passando por formações rochosas majestosas e a pureza do ar vindo da (quase) inabitada Antártida, a região proporciona uma imersão em grandiosidade natural.

A vastidão nevada se estende por impressionantes 23 mil quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior território em extensão de gelo do mundo, superado apenas pelas regiões polares.

Sendo um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura, a Patagônia é, sem dúvidas, uma das maravilhas naturais mais extraordinárias que o mundo tem a oferecer.

Quer saber tudo sobre o deslumbrante território compartilhado entre a Argentina e o Chile? Confira o que vamos contar sobre a Patagônia!


Tudo o que você precisa saber sobre a deslumbrante Patagônia

Cenário de vastidão e beleza localizado em um ponto austral da América do Sul, a Patagônia contempla uma extensão de aproximadamente 1.061.000 km², que abrangem cerca de um terço dos territórios do Chile e da Argentina. A região, que termina na famosa Terra do Fogo, marca o extremo sul do continente americano.

Estima-se que os primeiros habitantes chegaram há cerca de 6.000 anos e, das diversas etnias ali presentes, somente os mapuches persistem na região. A colonização europeia teve início em 1536, após Fernão de Magalhães desbravar o caminho para o Oceano Pacífico. Todavia, dada a dificuldade de navegação no extremo sul do continente, anos se passaram até que outros repetissem tal feito. Ventos fortes e canais estreitos caracterizavam essa rota, que, não obstante, foi amplamente utilizada para transportar os tesouros peruanos rumo à Espanha.

No século 19, Charles Darwin, durante sua épica volta ao mundo a bordo do navio Beagle, sob comando do Capitão Fitzroy, encontrou na Patagônia preciosos fósseis de animais extintos, fundamentais para a formulação da Teoria da Evolução das Espécies. Não por acaso, importantes pontos da paisagem patagônica foram nomeados como Cordilheira Darwin e Canal de Beagle, na Terra do Fogo, e Monte Fitzroy, no Parque Nacional Los Glaciares.

Do século 19 ao início do 20, a Patagônia se desenvolveu economicamente. Na Argentina, vastas estâncias de criação de ovelhas prosperaram até o declínio da lã, e no Chile, a navegação e a mineração encontraram espaço na intrincada geografia formada pela Cordilheira dos Andes e pelo litoral entrecortado.

Atualmente, o turismo se destaca como pilar econômico da região. Atraídos por trekkings desafiadores, navegações pelos canais estreitos e a imponência das geleiras, viajantes de todo o mundo encontram na Patagônia uma beleza intocada. Justamente por isso, dado o isolamento da região, é aconselhável que os visitantes levem dinheiro em espécie. No Chile, a moeda corrente é o peso chileno (CLP) e na Argentina, o peso argentino (ARS).


O que fazer na Patagônia Argentina

A maior extensão da Patagônia está na porção argentina, onde há uma concentração significativa de cidades e uma infraestrutura mais desenvolvida, oferecendo mais suporte para os visitantes. Além do peso argentino, o dólar americano também é aceito na região.

Com 11 parques nacionais e diversas reservas naturais, a Patagônia Argentina é um santuário da vida selvagem e destacam-se destinos como a Península Valdés e Punta Tombo, abrigando a maior colônia mundial de pinguins-de-magalhães.

Composta por cinco províncias – Rio Negro, Santa Cruz, Chubut, Terra do Fogo e Neuquén –, a região está no ponto mais meridional do planeta e oferece uma infinidade de experiências turísticas desafiadoras.

El Calafate
A quase 3 mil quilômetros de Buenos Aires, a cidade de El Calafate margeia o Lago Argentino e, por causa da sua infraestrutura, recebe turistas de todas as partes do globo. No Parque Nacional Los Glaciares estão as mais impressionantes geleiras da Patagônia, como os majestosos Upsala, O'nelli, Spegazzinni e o icônico Glaciar Perito Moreno – cujos 60 metros de imponência proporcionam um espetáculo grandioso, com ruidosos estrondos de placas de gelo se desprendendo nos dias de verão.

Ushuaia
Também conhecida como a "cidade do fim do mundo", Ushuaia é a cidade mais austral das Américas e ostenta uma oferta impressionante de restaurantes, hotéis, lojas e centros especializados em esportes de inverno. O equilíbrio entre natureza e urbanidade é encontrado aqui, e se destacam o Parque Nacional Terra do Fogo, o Canal de Beagle e o Complexo Cerro Castor.



O que fazer na Patagônia Chilena

A Patagônia Chilena é uma região de contrastes impressionantes, onde a geografia se funde em uma maravilhosa mistura de extensas áreas verdes e paisagens inóspitas, caracterizadas por uma colossal área de gelo de aproximadamente 21 mil quilômetros quadrados.

Famosa por suas águas cristalinas com tonalidades esverdeadas, terrenos densamente arborizados e uma vegetação de estepe que prevalece, a porção chilena da Patagônia ainda está se desenvolvendo em termos de infraestrutura turística – sendo, portanto, indispensável que o viajante tenha a moeda local (peso chileno) principalmente em espécie.

A cidade de Punta Arenas é uma das principais e mais próximas rotas de acesso para a Patagônia Chilena. A região não possui aeroporto, portanto, os viajantes precisam chegar à cidade e ainda percorrer mais 350 km de estrada para chegar ao destino.

Puerto Natales
A charmosa cidade de Puerto Natales, situada a 2 mil quilômetros de Santiago, oferece a base perfeita para explorar o Parque Nacional Torres Del Paine e aproveitar as comodidades urbanas. Repleta de pitorescas casas de madeira coloridas, a cidade ganha vida durante a temporada de visitação aos glaciares, com restaurantes e bares animados agitando as noites de verão.

Torres Del Paine
Consagrado pela Unesco como reserva de biosfera, o Parque Nacional Torres Del Paine abriga uma das principais joias da Patagônia Chilena: as imponentes Torres Del Paine, que despertam emoções profundas em todos os viajantes que as contemplam. Os hotéis dentro do parque oferecem serviços completos e, entre os diversos passeios guiados, há trekkings para todos os níveis, escaladas, caiaque e expedições fotográficas de contemplação da natureza.

Carretera Austral
No norte da Patagônia Chilena está a Carretera Austral, um destino extraordinário e pouco explorado, situado entre os Lagos Chilenos e Torres Del Paine. Nessa rota é possível explorar pontos surreais, como o Lago General Carrera, lar das intrigantes Cavernas de Mármore, a encantadora Villa Caleta Tortel e os majestosos glaciares San Rafael e O'Higgins.

Se você já está aguardando ansiosamente os dias para a sua próxima aventura, conte com a ajuda da Advanced! Clique aqui e conheça as nossas soluções em câmbio turismo.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

Descubra os segredos do iene: guia completo para sua viagem ao Japão

Planejando uma viagem ao Japão? Confira tudo o que você precisa saber sobre a moeda e garanta uma experiência completa e tranquila pelo país.

Por Redação - 15 de Abril de 2024

Você realmente conhece o euro?

Conheça a história do euro e descubra como esta moeda tornou-se uma das mais famosas no cenário econômico mundial. Confira o artigo.

Por Redação - 11 de Abril de 2024

Dicas para adquirir ingressos internacionais para seus eventos sem problemas

Garanta seus ingressos internacionais sem estresse! Leia nosso guia completo e embarque na sua próxima aventura sem preocupações.

Por Redação - 4 de Abril de 2024

Desbrave um mundo novo: descubra como obter sua cidadania italiana

Descubra como obter sua cidadania italiana e desfrute de oportunidades na UE. Confira agora mesmo!

Por Redação - 1 de Abril de 2024

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Você realmente conhece o dólar americano?

Apesar de ser uma moeda de grande circulação e a estrela do mercado financeiro, você saberia reconhecer as diferenças das cédulas de dólar? Confira neste artigo e descubra!

Por Redação - 10 de Julho de 2023

Contrato de câmbio, DI e DUE, Swift e DARF: qual a função de cada um?

Confira neste artigo e saiba tudo sobre o contrato de câmbio e demais documentos essenciais para as operações cambiais!

Por Redação - 26 de Junho de 2023

Minhas importações: saiba como rastrear encomendas internacionais

Neste artigo trazemos informações úteis e algumas dicas para você rastrear suas importações. Confira!

Por Redação - 24 de Maio de 2023