Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Aretha Lima - 26 de Julho de 2021

Para realizar uma operação de câmbio é sempre necessário a apresentação de alguns documentos, principalmente quando falamos de importação e exportação. Às vezes é difícil entender a funcionalidade e importância de cada um, por isso trouxemos aqui uma rápida explicação dos principais documentos exigidos nas operações de câmbio.

Contrato de câmbio
Você sabia que operações de câmbio com valor superior a USD 10 mil ou equivalente em outras moedas precisam da assinatura de um contrato de câmbio?

Pois é! Este documento é importantíssimo e exigido pelo Banco Central para acompanhamento das operações de comércio exterior.

Para deixar tudo mais simples, o contrato assinado pode ser enviado por e-mail, portador ou correios. Além disso, a Advanced também oferece a opção de assinatura eletrônica e tudo se resolve num clique.


DI e DU-E
Toda vez que uma operação de câmbio for fechada na modalidade pagamento ou recebimento antecipado (importação ou exportação), ela precisa ser complementada com o número da Declaração de Importação (DI) ou Declaração Única de Exportação (DU-E), emitido pelo despachante via SISCOMEX.

Esses dados são fundamentais para formalizar o processo de importação e exportação, definir a classificação fiscal, e são exigidos pelos órgãos reguladores de câmbio no Brasil.


Swift
Operações de envio de dinheiro ao exterior geram um documento chamado SWIFT.
Ele é a comprovação de que o valor chegou à conta do recebedor e é emitido após a liquidação do câmbio no prazo de até 24 horas.

O Swift é a sua garantia de que a operação foi realizada e sua comprovação para os órgãos reguladores.


DARF
A maioria das operações de câmbio fechadas na modalidade de Pagamento de Serviços e Obrigações no Exterior (Operações Financeiras) são passíveis de recolhimento de Imposto de Renda e como complemento geram o comprovante de recolhimento do DARF, que é emitido e enviado a você pela Advanced.
Este documento é muito importante para o cumprimento das suas obrigações fiscais perante os órgãos reguladores.



Agora ficou mais fácil, não é? Aqui da Advanced temos uma rotina de acompanhamento e interação para receber ou disponibilizar estes documentos, por isso, é comum que nosso time entre em contato com você para falar sobre isso.

Quer mais informações sobre esses ou outros documentos? Tem alguma dúvida sobre as suas operações de câmbio? Fale com nossos especialistas. Nossa equipe está pronta para te atender em qualquer assunto relacionado a câmbio.

Deixe seu comentários

Posts Relacionados

Otimize suas operações de comércio exterior com uma conta internacional

Com a Advanced Corretora de Câmbio, você otimiza o tempo das operações de comércio exterior da sua empresa. Saiba mais em nosso blog!

Por Aretha Lima - 25 de Outubro de 2021

Como aumentar a segurança nas operações de câmbio?

Para ter mais segurança nas operações de câmbio e diminuir o risco financeiro é preciso contar com uma corretora de câmbio especializada como a Advanced.

Por Aretha Lima - 8 de Setembro de 2021

3 dicas para escolher o seu parceiro em fechamento de câmbio comercial

Lidar com fechamento de câmbio comercial pode ser algo complexo para a sua empresa. Confira nossas dicas e conte sempre com a Advanced Corretora de Câmbio.

Por Aretha Lima - 30 de Agosto de 2021

Repatriação de Recursos: quando o dólar alto se torna uma oportunidade

O dólar sobe e o desespero bate. Imediatamente vem à cabeça preços altos, aumento no valor das comodities e prejuízo para os importadores.

Por Aretha Lima - 16 de Agosto de 2021

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Como fechar contratos de câmbio de maneira simples e rápida?

Fechar contratos de câmbio pode ser feito rapidamente e sem a burocracia comum aos processos dos bancos. Quer saber como? Leia o nosso artigo!

Por Aretha Lima - 30 de Julho de 2020

Afinal, o que vale mais a pena: corretora de câmbio ou banco?

Uma das grandes dúvidas ao comprar moedas estrangeiras é se vale mais a pena corretora de câmbio ou banco tradicional. Em nosso post explicamos o melhor!

Por Fabiana Fernandes - 28 de Julho de 2020

Ricardo Cardoso, CEO da Advanced, é destaque na Isto É Dinheiro

Na entrevista ele conta sobre a atuação da corretora no mercado de câmbio e os objetivos futuros.

Por Cláudio Gradilone e Anna França - 7 de Maio de 2021