Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Aretha Lima - 16 de Agosto de 2021

O dólar sobe e o desespero bate. Imediatamente vem à cabeça preços altos, aumento no valor das comodities e prejuízo para os importadores. Quem gosta de viajar para fora do Brasil já começa a fazer conta para saber quanto vai ter que desembolsar e aquele sonho das férias na Disney fica cada vez mais longe.

Está bem! Dólar alto mexe com a vida de muita gente, mas o que poucos sabem é que ele também traz boas oportunidades de negócios. Isso é ótimo para os exportadores e para quem tem recursos e investimentos no exterior e quer trazê-los para o país.

Quando nossos clientes repatriam recursos do exterior com o mercado em alta eles recebem “mais reais” do que o investido, elevando a rentabilidade da operação. A mesma coisa acontece com os exportadores, que ao enviar seus produtos para o exterior recebem o pagamento com maior lucratividade.

O processo de repatriação de recursos acontece de forma simples. Nossa equipe solicita a documentação necessária para legitimar a operação perante os órgãos reguladores, analisando a existência de tributos ou não e dando o respectivo enquadramento cambial. É importante dizer que essa documentação pode variar de acordo com o tipo da operação, assim como a cobrança de IOF. Após a instrução ao cliente e chegada da ordem no canal bancário, a taxa de câmbio é fechada. Além disso, se ocorrer ganho de variação cambial, o contribuinte precisa declará-lo para o fisco brasileiro (SRF) e recolher o imposto que incidirá somente sobre o ganho auferido na repatriação, conforme Artigo 2 da Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal - SRF nº 118:

Na hipótese de bens e direitos adquiridos e aplicações financeiras realizadas em moeda estrangeira com rendimentos auferidos originariamente em reais, o ganho de capital corresponderá à diferença positiva, em reais, entre o valor de alienação, liquidação ou resgate e o custo de aquisição do bem ou direito ou o valor original da aplicação financeira.

Nas operações de repatriação de valores, o canal bancário é um fator crucial. Ele funciona como a instrução bancária aqui do Brasil (conta corrente e agência). São instruções fundamentais para que o recurso seja repatriado com segurança. Sem a instrução do canal bancário contendo as informações de recebimento do beneficiário, não ocorrerá a repatriação. É por isso que, aqui na Advanced, contamos com uma variedade de canais bancários no exterior nas principais moedas conversíveis para recebimento de recursos dos brasileiros que desejam repatriar as divisas para o Brasil.

Além da oportunidade financeira, existe também uma lei sancionada em 2016 (LEI 13.254), que permite que brasileiros que tenham valores não declarados em outros países possam regularizar a situação. A ideia é evitar crimes de corrupção e sonegação fiscal, uma vez que a omissão de recursos e bens no exterior pode ser considerado crime tributário e de evasão fiscal. Além disso, a repatriação de recursos é uma forma do governo aumentar sua receita.

Se você fez algum investimento no exterior e deseja reposicionar seus ativos para o mercado brasileiro, aproveitando a ALTA do dólar, conte com a Advanced neste processo de repatriação. Somos uma instituição financeira autorizada pelo BACEN a receber seus recursos oriundos do exterior, com segurança, agilidade e economia!

Faça uma simulação de repatriação via Advanced Corretora de Câmbio

Solicitar simulação

Deixe seu comentários

Posts Relacionados

Como aumentar a segurança nas operações de câmbio?

Para ter mais segurança nas operações de câmbio e diminuir o risco financeiro é preciso contar com uma corretora de câmbio especializada como a Advanced.

Por Aretha Lima - 8 de Setembro de 2021

3 dicas para escolher o seu parceiro em fechamento de câmbio comercial

Lidar com fechamento de câmbio comercial pode ser algo complexo para a sua empresa. Confira nossas dicas e conte sempre com a Advanced Corretora de Câmbio.

Por Aretha Lima - 30 de Agosto de 2021

Como facilitar a rotina de câmbio comercial da minha empresa?

Contar com experts no mercado para as operações de câmbio comercial é imprescindível. Confira como a Advanced Corretora de Câmbio pode ajudar a sua empresa.

Por Aretha Lima - 9 de Agosto de 2021

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Como fechar contratos de câmbio de maneira simples e rápida?

Fechar contratos de câmbio pode ser feito rapidamente e sem a burocracia comum aos processos dos bancos. Quer saber como? Leia o nosso artigo!

Por Aretha Lima - 30 de Julho de 2020

Afinal, o que vale mais a pena: corretora de câmbio ou banco?

Uma das grandes dúvidas ao comprar moedas estrangeiras é se vale mais a pena corretora de câmbio ou banco tradicional. Em nosso post explicamos o melhor!

Por Fabiana Fernandes - 28 de Julho de 2020

Ricardo Cardoso, CEO da Advanced, é destaque na Isto É Dinheiro

Na entrevista ele conta sobre a atuação da corretora no mercado de câmbio e os objetivos futuros.

Por Cláudio Gradilone e Anna França - 7 de Maio de 2021