O começo de um negócio passa por uma etapa primordial: a criação da marca. A escolha do nome, o logo, as cores, a identidade, tudo deve estar conectado e bem fundamentado para proporcionar àquela empresa condições para crescer.
Claro que apenas isso não é o suficiente. Ao longo do tempo ela precisa fazer um bom trabalho e se desenvolver para que, gradualmente, seu nome seja fortalecido e reconhecido. A história da Advanced Corretora de Câmbio segue esses passos e percorre um caminho de mais de 20 anos de solidez e sucesso.
No ano de 2021 a empresa ocupou a liderança no ranking do Banco Central entre as corretoras de câmbio, posição conquistada com muito esforço, dedicação e, principalmente, planejamento. Afinal, não é fácil lograr espaço em um mercado dominando por grandes instituições bancárias.
Nadar sozinho em mar aberto é desafiador, mas para aqueles que vencem a correnteza, surge um oceano de oportunidades. E foi assim que a Advanced se consolidou no mercado, nadando para a direção oposta de seus concorrentes como, por exemplo, no começo da sua história, em que a demora para obter uma licença para comercializar câmbio turismo, fez com que a empresa mirasse no câmbio comercial para médias empresas, assim como nos conta Thiago Belloni, Superintendente Operacional e de Planejamento da Advanced: “Existia uma lacuna de atendimento dos bancos para com essas empresas e nós começamos a ocupar esse espaço com a nossa posição própria. Nós levamos para essas empresas uma operação cursada internamente e com o know how do backoffice, que já fazia toda a análise documental de operações de intermediação para multinacionais.”
Para Fábio Françozo, Superintendente de Tecnologia e Inovação, e há mais de 9 anos na empresa, o atual posicionamento da Advanced é o resultado de credibilidade. “Uma das principais lutas quando falamos em posicionar uma instituição financeira é a credibilidade. Toda vez que eu olho o número da Advanced ano a ano e vejo o posicionamento e o share de participação de mercado subindo, isso me diz que mais pessoas estão confiando no nosso trabalho.” Atualmente, a empresa é responsável por 10% de todas as operações de câmbio realizadas por corretoras do segmento.
E mais uma vez a empresa toma à frente ao lançar uma campanha de marca que vai além dos meios digitais, algo bastante incomum para o mercado de corretoras de câmbio. Desde o começo de maio é comum encontrar a Advanced por aí: TVs, rádios e elevadores comerciais estão sintonizados na frequência da corretora. Com o mote: Advanced Corretora, onde o câmbio não é a mesma coisa, a empresa quer mostrar para o grande público o que seus mais de 42 mil clientes já sabem – nenhuma operação de câmbio é igual a outra, por isso, ouvir o cliente e atendê-lo de forma personalizada são diretrizes fundamentais.
E isso não é de hoje. Basta ver que a empresa não oferece apenas câmbio, mas soluções em câmbio que passam por um amplo portfólio que vai da básica moeda estrangeira em espécie até obrigações declaratórias do Banco Central e assessoria para minimizar impactos financeiros e fiscais no mercado de importação e exportação. Acrescente a tudo isso consultoria e o resultado é o sucesso, que nas palavras de Thiago Belloni é decorrente de evolução constante: “O fato de ser um dos líderes de mercado é uma consequência de todo esse trabalho de bastidores, de investimento em infraestrutura, planejamento e departamentalização. Quando eu olho para dentro, esse é o resultado da evolução de vários anos.”
Sobre a campanha da marca, Fabiana Fernandes, Gerente de Marketing da Advanced, explica que “tanto o mote quanto o conceito da campanha buscam valorizar os principais atributos da corretora passando por atendimento personalizado, equipe altamente qualificada, profundo conhecimento no mercado de câmbio e olhar apurado para enxergar que toda empresa é composta por pessoas com objetivos e sonhos para serem realizados.”
Para fazer jus ao objetivo da campanha, a identidade visual traz esse lado humano. “É preciso enxergar além dos números, além das cotações e operações de câmbio. Na Advanced, temos pessoas fazendo câmbio para pessoas”, completa Fabiana.
Reinaldo Ferreira, Designer de Arte da Advanced, explica que a campanha foi cuidadosamente pensada para representar o novo momento da corretora demonstrando jovialidade, modernidade, dinamismo, sem esquecer a tradição da empresa. “O key visual é leve, alto astral, empolgante e fica ainda mais arrebatador com a presença de Patrícia Maldonado, garota-propaganda da campanha. Precisávamos de um rosto para estampar a campanha que traduzisse tudo isso e fosse muito verdadeiro, por isso escolhemos a Patrícia, que além de toda a credibilidade e jovialidade, é cliente da Advanced, então não poderia haver nada mais verdadeiro”, complementa Reinaldo.
Desde 01 de maio, a campanha de TV é veiculada em rede nacional na Globo News e Record News, assim como a campanha de rádio, na Band News. Para completar, os principais edifícios comerciais de São Paulo também exibem a campanha nas TVs de seus elevadores, o que garante uma ampla visibilidade para a marca. Na corretora, a expectativa é grande, como revela Belloni: "A Advanced é super conhecida e é referência no nicho de corretoras de câmbio. Por que não levar essa referência para um novo horizonte? Por que não tornar a Advanced referência para outras pessoas, que hoje temos mais dificuldade de chegar com nosso modelo atual? Essa campanha vai trazer uma notoriedade maior de quem é a Advanced Corretora de Câmbio. Vai encurtar o trabalho da área comercial e facilitar a entrada de novos clientes. A partir do momento que as pessoas já nos conhecem, já criaram uma imagem e têm noção da nossa identidade, há uma tendência de serem mais receptivas. Essa campanha vem em um momento muito legal em que estamos prontos e estruturados para isso. As pessoas sabem o que têm que fazer, sabem o seu papel. O planejamento está bem feito e nós suportamos essa imagem.”
Os ventos estão soprando a favor da Advanced Corretora, e em cada porto que a embarcação chega, um objetivo é alcançado, claro, sem nunca esquecer o bom planejamento para uma viagem segura e de muito êxito. O que será que ainda vem por aí?