Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Redação - 10 de Junho de 2024

Quando pensamos nos lugares mais frios do mundo, imagens de paisagens cobertas de gelo, neve caindo do céu, ventos cortantes e temperaturas extremas são o que vem à mente. Para brasileiros, então, tudo isso muitas vezes parece coisa de outro mundo.

Esses locais fascinantes, nos quais a vida humana é praticamente impossível, registram temperaturas incrivelmente baixas, chegando a -80ºC. A seguir, você vai conhecer um pouco sobre os lugares mais frios do mundo, com destaque para as suas características climáticas únicas, claro, e para as condições extremas que fazem dessas regiões alguns dos destinos mais gelados do planeta.

1 - Antártica

A Antártica é, sem dúvida, o lugar mais frio do mundo. Ele fica em primeiro lugar porque este continente gelado é quase 100% coberto por uma camada de gelo que atinge uma espessura média de 2.7 km, variando entre 2.2 km e 4.8 km. As temperaturas na Antártica podem descer a níveis extremos, sendo comum atingirem até -80°C durante o inverno ( a média durante o verão é de -30ºC). 

Além disso, o continente antártico é também conhecido por ser o mais alto, mais seco e onde há mais vento e é a soma de todas essas características que o torna um dos lugares mais inóspitos da Terra. Porém, vários países — inclusive o Brasil — têm bases científicas lá, onde estudam o gelo, a neve, os animais, os efeitos das mudanças climáticas e mais. Veja a seguir os lugares (inclusive dentro da Antártica) que são supergelados.

2 - Estação Vostok

Localizada na Antártica, a Estação Vostok é uma dessas bases científicas mencionadas anteriormente. Esse local ficou conhecido por ter registrado, em 1983, a temperatura mais baixa já medida na Terra: -89.2°C. Essa estação russa é um dos lugares mais frios do mundo agora e durante todo o ano, com temperaturas médias que ficam abaixo de zero mesmo durante o verão. A Vostok está situada a uma altitude de quase 3.500 metros, o que contribui para as temperaturas extremas.

3 - Cume do Domo A (Dome Argus)

O Cume do Domo A, também conhecido como “Dome Argus”, é o ponto mais alto do Planalto Antártico, a cerca de 4,093 metros acima do nível do mar. Lá, foram registradas temperaturas de até -82.5°C. A altitude elevada e a localização remota tornam este local extremamente frio e seco.

4 - Cume do Domo Fuji (Dome Fuji)

Situado na Antártica Oriental, o Cume do Domo Fuji é outro local que compete pelo título de lugar mais frio do mundo. Com temperaturas que podem atingir -81.8°C, este é um dos locais mais extremos do planeta. A estação de pesquisa japonesa situada nessa localização coleta dados sobre o clima e a composição do gelo antártico.

5 - Base Concórdia

Outra estação de pesquisa na Antártica, a Base Concórdia, é operada em conjunto por dois países, a França e a Itália. Essa base científica experimenta temperaturas que podem descer abaixo de -80°C no inverno e a vida lá é bastante desafiadora, não só pelo frio, mas porque, por estar localizada no topo de um platô de gelo, o ar é mais rarefeito. Falando assim, dá para imaginar mais ou menos como é viver em um dos lugares mais frios do mundo.

6 - Oymyakon, Rússia

Saindo da Antártica e indo para outro lugar com algumas das temperaturas mais extremas do planeta, a Rússia, encontramos Oymyakon, que é considerada a cidade mais fria do mundo. Este pequeno vilarejo siberiano, que pode também ser considerado o lugar mais frio do mundo habitável, registra temperaturas médias de -50ºC durante o inverno, com um recorde de -71.2°C, registrado em 1924. Aproximadamente 500 pessoas vivem em Oymyakon e experimentam uma das realidades mais extremas do mundo.

7 - Verkhoyansk, Rússia

Também localizada na Sibéria, Verkhoyansk é outra das cidades nos lugares mais frios do mundo. Com temperaturas que caem regularmente abaixo de -50°C durante o inverno e um recorde de -64,5ºC, Verkhoyansk compete diretamente com Oymyakon pelo título de cidade mais fria do mundo. A cidade tem uma população de pouco mais de 1,4 mil habitantes que enfrenta as condições climáticas extremas e não costuma atrair muitos turistas.

8 - Estação Meteorológica de Klinck, Groenlândia

A geografia da Groenlândia, com muitas geleiras e vento frio, contribui para o clima severo da região e, por isso, a ilha está entre os lugares mais frios do mundo. A Estação Meteorológica Klinck é um exemplo notável disso.

Localizada próxima ao cume da camada de gelo mais central da Groenlândia, a uma altitude de cerca de 3.105 metros, esta estação tem registrado algumas das temperaturas mais baixas fora da Antártica. Em dezembro de 1991, foi registrada uma temperatura de -69.4°C.

Saiba mais sobre viagens e se organize com a Advanced

Os lugares mais frios do mundo não são apenas extremos em termos de temperaturas, mas são fascinantes também por suas características geográficas e pelas condições climáticas únicas que apresentam. Se você está planejando uma viagem a um desses destinos ou algum outro, é importante estar preparado — e não estamos falando apenas de roupas de frio. Para saber mais sobre como organizar a sua viagem, conte com a Advanced Corretora

Para garantir a você que tudo corra bem, a Advanced oferece diversos serviços financeiros, como remessa internacional, a Conta Global Advanced, que facilita as suas transações financeiras internacionais, e informações sobre taxa de câmbio. Aproveite essas ferramentas para se preparar para sua próxima aventura!

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

Qual a diferença de câmbio turismo e câmbio comercial?

Qual é a diferença entre o câmbio turismo e o câmbio comercial, e por que existem tantas flutuações diárias no mercado de câmbio? Hoje nós vamos entender!

Por Redação - 15 de Julho de 2024

O que é taxa de câmbio fixa e como ela funciona

Saiba o que é taxa de câmbio fixa, descubra como ela funciona e quais são as suas vantagens e desafios!

Por Redação - 10 de Julho de 2024

Facilite suas viagens com o delivery de moedas estrangeiras em espécie

Economize tempo e garanta segurança com o delivery de moedas estrangeiras. Saiba como pedir e aproveite o frete grátis* da Advanced Corretora!

Por Redação - 26 de Junho de 2024

Coroa Norueguesa: guia prático de onde e como comprar

Saiba como comprar coroa norueguesa no Brasil, como garantir a melhor taxa de câmbio e por que usar cartões de crédito e débito internacionais.

Por Redação - 12 de Junho de 2024

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Você realmente conhece o dólar americano?

Apesar de ser uma moeda de grande circulação e a estrela do mercado financeiro, você saberia reconhecer as diferenças das cédulas de dólar? Confira neste artigo e descubra!

Por Redação - 10 de Julho de 2023

Contrato de câmbio, DI e DUE, Swift e DARF: qual a função de cada um?

Confira neste artigo e saiba tudo sobre o contrato de câmbio e demais documentos essenciais para as operações cambiais!

Por Redação - 26 de Junho de 2023

Intercâmbio nos EUA: saiba como fazer a comprovação financeira

Quer saber tudo sobre comprovação financeira? Confira este artigo e saiba como a Advanced pode te ajudar a garantir uma experiência de intercâmbio bem-sucedida nos EUA.

Por Redação - 29 de Maio de 2023