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Por Aretha Lima - 23 de Maio de 2022

Uma operação de câmbio não termina na emissão do contrato. Dependendo do tipo, ela pode gerar uma série de obrigações declaratórias com o Banco Central e Receita Federal. Contudo, cumpri-las é um grande desafio. Muitas vezes o desconhecimento leva empresas a ficarem em débito com as autarquias acarretando multas, suspensão do CNPJ e impacto direto no negócio. Para evitar situações como essas, é fundamental ter uma assessoria especializada, assim como a área de Serviços Internacionais da Advanced Corretora de Câmbio. Se você nunca ouviu falar ou tem dúvidas sobre DEF, CBE, CEP, ROF, IED, conversão de dívida em capital, repactuação de empréstimos internacionais, leia esse artigo até o final.

O que faz a área de Serviços Internacionais?

A área de Serviços Internacionais da Advanced Corretora vai muito além de um departamento que realiza obrigações do Banco Central e Receita Federal, pense nele como um departamento consultivo capaz de fazer um mapeamento de uma empresa perante as autarquias regulatórias. Além disso, toda essa análise pode resultar em uma otimização do impacto financeiro e fiscal das operações de câmbio.

Além das declarações citadas anteriormente, o departamento de Serviços Internacionais faz toda a estruturação da operação de câmbio e identifica a melhor natureza cambial para otimizar a questão tributária.

Os serviços são diversos: conversão de dívida em capital, repactuação de empréstimos internacionais, emissão de RDE, ROF, cronograma de pagamento são os mais corriqueiros, porém, a atuação da equipe é ampla.

Em um caso prático, um novo cliente os procurou apenas para realizar a Declaração Econômico-financeira (DEF). Porém, após o mapeamento de praxe que realizam, identificaram que a empresa deveria ter realizado no passado uma conversão de empréstimo em investimento e não o fez. Resultado: a área fez o levantamento de tudo que era necessário regularizar, estruturou toda a operação e deu as diretrizes ao cliente para ele atualizar-se perante o Banco Central.

O que só a área de Serviços Internacionais tem

Atendimento personalizado pode parecer algo óbvio, porém é cada vez mais comum o atendimento robótico através de URA. Agora, já imaginou você tentando explicar para uma máquina uma dúvida sobre conversão de capital? Toda a equipe de Serviços Internacionais é guiada pela consultoria, então todo atendimento passa por uma boa conversa para entender o cenário do cliente, sem a necessidade de ficar em fila de espera ou clicar em vários botões.

Capacidade analítica não espere nada menos do que uma análise minuciosa da situação. Parte do atendimento personalizado passa por esse diagnóstico.

Conhecimento técnicoliderado por Isaías Mendes, advogado e especialista em economia e comércio exterior, o departamento dedica-se exclusivamente à consultoria de serviços relacionados ao mercado internacional. Além disso, a equipe possui profundo conhecimento no mercado de câmbio e regulamentações do setor.

Estruturação de operações de câmbio e novos modelos de negócios

Além dos diferenciais já citados, outros dois pontos são primordiais: o estudo e a interpretação das leis. Isso porque, ao analisar o cenário do cliente, é preciso considerar seu segmento de atuação, suas necessidades, processos e as leis que o regem. O passo seguinte é o estudo minucioso de tudo isso e o desenho de uma solução, muitas vezes, totalmente personalizada, assim como diz Isaías Mendes, gestor da área: “O mercado já foi constituído pelo Banco Central e ele já ditou as regras. O que nós, consultores, fazemos são adaptações, adequações e melhorias naquilo que está bruto, como o Bacen lançou no mercado. Ele lançou algo que deve ser aperfeiçoado e lapidado conforme as necessidades do cliente. O plano de contas do Banco Central é genérico, ele abre todas as possibilidades para o mercado estrangeiro, então a solução existe dentro dele, mas você precisa entender todas as nuances do segmento.”

Seja qual for a sua necessidade em câmbio, certamente, em algum momento ela passará pela área de Serviços Internacionais, por isso, uma boa conversa pode gerar grandes resultados para a sua empresa.

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