Quer receber nossos conteúdos? Assine nossa newsletter
Por Aretha Lima - 20 de Junho de 2022

Sempre falamos por aqui que operações de câmbio vão muito além das taxas. Muitas vezes, o problema de um cliente não se resume à cotação mais baixa, mas situações com tributações e legislações financeiras e cambiais que ele, simplesmente, não consegue compreender. Em momentos como esse, a expertise da Advanced Corretora de Câmbio faz a diferença; que junto ao atendimento personalizado traz a consultoria cambial, por isso, no artigo de hoje você verá como o departamento de Serviços Internacionais ajudou um cliente a reduzir o impacto fiscal de suas operações de câmbio.

A empresa em questão pertence ao setor de logística e realiza a entrega de pequenas encomendas compradas pela internet. Seus principais clientes são plataformas internacionais de e-commerce, em que atuam na facilitação de recolhimento de impostos no território nacional, etiquetagem padronizada e tributação adequada sobre os produtos, acelerando e desburocratizando a logística de entrega no Brasil de produtos comprados por brasileiros, principalmente na China e em território americano.

Para isso, a empresa oferece o gerenciamento completo da movimentação da carga envolvendo toda a cadeia logística, desde a recepção até o transportador final nos aeroportos de destino no Brasil, por meio dos serviços de acompanhamento, monitoramento e rastreamento das cargas através da implementação de meios tecnológicos e de mão de obra qualificada.

A empresa conheceu a Advanced Corretora em 2021, e começou a realizar operações de câmbio para pagamentos e recebimentos de seus fornecedores e clientes internacionais. Seu principal desafio era realizar esses pagamentos e recebimentos com o menor impacto tributário possível. Por isso, ela procurou a Mesa de Operações, que automaticamente acionou a área de Serviços Internacionais da Advanced: eles precisavam de um modelo de negócio para suas operações de câmbio que reduzisse a carga tributária, ao mesmo tempo, tivesse a natureza cambial correta e estivesse na legalidade exigida pelo Banco Central e Receita Federal.

Quando falamos sobre operações financeiras internacionais não temos um padrão, pois cada uma delas decorre de um contexto diferente que deve ser considerado na hora de propor uma solução que atenda a necessidade do cliente. Foi dessa forma que a área de Serviços Internacionais olhou para a empresa: de forma ímpar. A partir de então buscou entender o cenário ao qual o cliente pertence, sua dor e todas as particularidades envolvidas.

Em situações como essa é necessário estudar o setor, buscar as normas, legislações, observar acordos bilaterais entre países, reciprocidade na prestação de serviços, órgãos reguladores, isenções e diversos fatores que precisam ser considerados quando se está montando um modelo de negócio.
Após algumas rodadas de conversas e estudos sobre o cenário, a área de Serviços Internacionais, com apoio da área técnica do BackOffice da Advanced Corretora, propôs um modelo de enquadramento para o cliente. Nesse novo enquadramento não foi discutido a forma de entrega ou de importação e exportação do bem, mas sim, como receber o recurso financeiro com o menor impacto.

Atualmente, a empresa realiza 100% de seus fechamentos com a Advanced Corretora, tanto encomendas quanto exportações de serviços, deixando de lado sua antiga instituição bancária. Fica aqui uma pergunta: sua empresa possui algum tipo de relacionamento internacional? Então, que tal bater um papo com a nossa área de Serviços Internacionais? Surpreenda-se com soluções que vão muito além das taxas; afinal, aqui o câmbio não é a mesma coisa.

Conheça nossa área de Serviços Internacionais lendo o artigo “Serviços Internacionais: declarações obrigatórias do Bacen e serviços que vão muito além do câmbio”.

Fale agora com um de nossos especialistas

Deixe seu comentários

Posts Relacionados

O grande desafio de cumprir o Censo de Capitais Estrangeiros no País

Censo de Capitais Estrangeiros no País é uma obrigação acessória exigida pelo Bacen e tem por objetivo recolher informações sobre o passivo externo.

Por Aretha Lima - 1 de Junho de 2022

Serviços Internacionais: declarações obrigatórias do Bacen e serviços que vão muito além do câmbio.

Uma operação de câmbio não termina na emissão do contrato. Dependendo do tipo, ela pode gerar uma série de obrigações declaratórias com o Banco Central...

Por Aretha Lima - 23 de Maio de 2022

Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior – Quando e como fazer?

Quer saber como fazer a declaração de capitais brasileiros no exterior? Confira em nosso post!

Por Fabiana Fernandes - 21 de Fevereiro de 2022

Posts Mais Lidos no Blog Advanced

Melhores destinos para intercâmbio

O intercâmbio oferece mudanças que vão além de aprender uma nova língua para o currículo.

Por Larissa Brito - 18 de Outubro de 2021

Você realmente conhece o dólar americano?

No mercado financeiro ele é o mais procurado. Faz as corretoras pirarem quando sobe e quando desce.

Por Aretha Lima - 20 de Setembro de 2021

8 dicas para planejar viagem internacional

Uma das coisas mais prazerosas da vida é planejar uma viagem internacional. Você escolhe um destino e um novo mundo começa a se mostrar.

Por Aretha Lima - 27 de Setembro de 2021